quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Ultreia !

"Não percorra o Caminho...faça antes parte dele..."

O Caminho de Santiago é um itinerário de peregrinação que é percorrido anualmente por milhares de peregrinos de todo o mundo, os quais se dirigem a pé, em bicicleta ou a cavalo, ao sepulcro do Apóstolo São Tiago.

O Caminho de Santiago tem sete rotas históricas: o Caminho Francês, o Caminho do Norte, a Vía de la Plata, a Rota Marítimo fluvial, o Caminho Inglês, o Caminho Primitivo e o Caminho Português. Para além destas rotas existe ainda o Caminho de Finisterra que faz a ligação entre a cidade de Santiago e Finisterra.

No final de Janeiro deste ano, e no dia de anivesário do Amândio, "acertamos" fazer o Caminho Francês com início a Junho.
Dos quatro magníficos, o Sousa e o Pedro decidiram que ainda não seria este ano.

Mas nesse mesmo dia, e como a motivação era a dobrar, iniciamos ali mesmo a semente para a realização do Caminho Português, a cumprir por todos.

O Caminho Francês já lá vai e ficaram as saudades.
Em Outubro, iniciamos mais uma caminhada ao encontro de algo mais.
Percorremos o Caminho Português e juntos chegamos a Santiago de Compostela.

Em rigor não podemos, apontar apenas um Caminho Português, uma vez que antes da marcação do Caminho pelas várias associações e entidades competentes – o que só começou a acontecer nos últimos anos - não havia nem início, nem um percurso definido.

Há vários relatos de peregrinos que viajaram para Santiago do sul e interior do nosso país, mas ainda não foi feito o levantamento de nenhum percurso "oficial" a Sul de Lisboa embora saibamos que existiam.

No nosso caso, e como o "início" foi no Porto, tínhamos a opção entre Barcelos e Braga. Em Braga segue para Ponte de Lima ou para a Portela do Homem, em Barcelos segue para Viana do Castelo ou para Ponte de Lima. De Ponte de Lima segue para Ponte da Barca e Vilarinho das Furnas ou para Valença. Existe ainda uma outra alternativa entre Caminha e Vila Nova de Cerveira.

Seguimos por Barcelos, e em seguida Valença.

A sinalização do Caminho é feita com as tradicionais setas amarelas e placas de identificação (não confundir com as setas azuis que marcam o Caminho de Fátima).

A Via da Prata passa também por Portugal mas não podemos considerar o Caminho Leonês como um Caminho Português embora fosse também utilizado por peregrinos portugueses que moravam nas imediações do Caminho.

A experiência já é alguma e rapidamente colocamos em práctica tudo o que seria necessário para seguir em frente com esta expedição. Desde o planeamento, treinos, material, tudo foi devidamente preparado. E sem esquecer, claro, a enorme amizade e camaradagem que nos une.

De 3 a 5 Outubro, concluímos mais uma travessia mágica e que mais uma vez se tornou inesquecível.

Amândio, Sousa e Marco chegaram a Santiago.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário